Maria Vitalina Leal de Matos
E s c r i t o r a
Ficção

Camões - este meu duro génio de vinganças
Arcádia, Lisboa, 2010
Romance biográfico sobre Camões que revela factos até ao momento desconhecidos sobre o percurso de vida do poeta. Uma obra que segue vários momentos da sua vida entrecruzando-se com episódios da vida da autora enquanto investigadora dessa mesma biografia. Uma obra que se impõe pela novidade e pelas dimensões que revela do poeta nacional por excelência.

A paixão segundo fernando pessoa (guião para um espectáculko)
Colibri, Lisboa, 2009
Fernando Pessoa publicou na revista Centauro, em 1916, catorze sonetos, que intitulou Passos da Cruz. É inegável a relação que os poemas estabelecem com a Via Sacra. Porém, o hermetismo dos textos, de beleza alucinante, e a ausência de qualquer alusão à devolução referida, dificultam a interpretação. O trabalho de determinar a relação entre os dois «textos» – que revela uma espiritualidade cristã, mas de cariz gnóstico – fez aparecer a possibilidade de uma encenação que se afigura difícil mas vivamente sedutora. Aqui fica a proposta, um desafio ao mundo do espectáculo.

prosas dispersas
4Águas, s.l., 2013
"A noite foi de puro deleite e requinte.
Começou com um filme: estavam algumas pessoas numa sala pequena na qual se podia ver a fita
em duas superfícies, pois uma espelhava a outra. Não era nada cómodo, pois perdia-se a totalidade das imagens, mas era uma novidade para os happy few.
O filme tratava de chocolate. Numa das primeiras cenas, completamente disparatada, eram dadas
às personagens pistolas que disparavam balas de chocolate. Aquilo acabava com rodelas de chocolate espalhadas por toda a parte."