top of page

Ensaio e Didático

Introdução à Poesia de Luís de Camões

Brian Ferry March 2012

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

 

​Tip: Use this area to let your visitors know about your latest news. You can change the title to the service you provide and use this text area to describe your service. Feel free to change the image.

introdução aos estudos literários

Verbo, Lisboa,

Concebida para servir de apoio a uma cadeira introdutória ao estudo da literatura, esta obra foi agregando desenvolvimentos que estavam para lá do projecto inicial e que ultrapassam as necessidades imediatas dos alunos principiantes. O estudante, no entanto, encontrará neste trabalho uma exposição dos vários assuntos em termos claros e acessíveis. Sem nunca perder de vista a questão «o que é a literatura?», desenvolvida no capítulo nuclear, são aqui tratadas as metodologias a utilizar nos estudos literários, as disciplinas a eles ligados (história, crítica, teoria, hermenêutica) e a evolução desses estudos ao longo da história com especial ênfase nos movimentos surgidos no século XX. Os géneros literários, problemática essencial que impregna todas as outras matérias, foram abordados por Vera Borges.

tópicos para a leitura de os lusíadas

Verbo, Lisboa,

Elaborado por uma camonista, esta obra constitui um guia para o estudo de Os Lusíadas. O leitor que pela primeira vez descobre a epopeia depara-se com vários problemas: antes de mais, o que é um poema épico; e por que razão escolheu Camões este género literário? Alguns dos trechos mais conhecidos, como o Velho do Restelo, não correspondem à euforia que se espera da epopeia. Como entender a presença no poema da inspiração antiépica? O poema trata das descobertas. Mas outras matérias estão também presentes na obra. Donde lhe vem então a unidade? Quem é o herói d’ Os Lusíadas? Camões glorifica os portugueses ou censura-os? Quanto à mitologia, por que razão o poeta lhe concede tanta importância? Qual o sentido da Ilha dos Amores? Todos estes temas, e outros, são tratados nesta obra de forma acessível, não obstante fazer a síntese das principais questões e proceder a uma actualização bibliográfica cuidadosa.

a vivência do tempo em fernando pessoa

Verbo, Lisboa,

O ensaísmo português tem nesta colecção um repositório de sugestões e de temas perfeitamente actuais, conduzidos com a segurança dos melhores representantes portugueses da crítica contemporânea, que fazem parte do mundo de cogitações levantado pelas obras dos nossos escritores.

bottom of page