top of page

Maria Vitalina Leal de Matos

Maria Vitalina Leal de Matos estudou nos liceus Maria Amália Vaz de Carvalho, e D. João de Castro.

 

Licenciou-se posteriormente em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde beneficiou do contacto com professores como Vitorino Nemésio, Lindley Cintra, Jacinto do Pado Coelho, David Mourão-Ferreira, Esther de Lemos, Maria Idalina Rodrigues, Padre Manuel Antunes e Padre Honorato Rosa, entre outros. Terminou a licenciatura com a dissertação sobre A vivência do Tempo em Fernando Pessoa, em 1963.

 

Leccionou alguns meses no ensino secundário; foi convidada para o cargo de assistente, em 1964, na faculdade em onde se licenciara.

 

Em 1969-70, beneficiou de uma bolsa Fundação Calouste Gulbenkian que lhe permitiu frequentar o seminário de Semântica Estrutural leccionado por Algirdas Julien Greimas, na École Pratique des Hautes Études, em Paris. Continuou a trabalhar na dissertação de doutoramento que apresentou em 1976, sobre O canto na poesia épica e lírica de Camões, publicada posteriormente em Paris, pelo Centro Cultural Português da F. Calouste Gulbenkian.

 

Foi sempre docente da mesma faculdade tendo feito provas para Professora Catedrática da Faculdade de Letras de Lisboa, em 1981; com nomeação definitiva em 1983. Leccionou as cadeiras de Estudos Camonianos e Introdução aos Estudos Literários e Literatura Portuguesa Clássica (licenciatura e mestrado)

 

Dirigiu a Revista da Faculdade de Letras de 1986 a 1988.

 

Foi Membro do Conselho Geral da Comissão Nacional da UNESCO, de Julho de 1985 a 1988.

 

Integrou o Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa (1986-1988 e 1997-2000).

 

Entre 1988 e 1990 desempenhou o cargo de Conselheira para o ensino do Português junto da Embaixada de Portugal em Paris.

 

Colaborou no Dicionário de Literatura, sob a direcção de Jacinto do Prado Coelho, Porto, Livr. Figueirinhas, 2ª. ed., 1969. Última reimpressão, 1983. No Dicionário Biográfico Universal de Autores, Lisboa, Artis-Bompiani, 1970-76; e na Biblos. Enciclopédia Verbo das literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa / S. Paulo, Editorial Verbo, 1995-99.

 

Integra o Programa de Apoio à Edição de Clássicos da Literatura Portuguesa do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

Publicou numerosas obras de carácter ensaístico; fez conferências em Lisboa, Recife, Funchal, Coimbra, Paris, Ponta Delgada, Belgrado e Zagreb.

 

Actualmente é professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras de Lisboa, continuando a sua actividade académica com participação em conferências, colóquios e júris.

 

Depois da aposentação publicou obras de poesia e de ficção.

bottom of page